NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em relação à postagem publicada no “Blog Diante do Fato” intitulada “Os trabalhadores aguardam posicionamento do Sindicato Metabase de Catalão sobre atraso no pagamento de ação judicial na empresa MOSAIC”, completamente desassociada da realidade, o Sindicato METABASE vem através dessa nota reestabelecer a verdade.
De início, a tradição e reputação do Sindicato METABASE na luta constante pelos trabalhadores representados é incontestável e inabalável. Só em processos judiciais, nos últimos anos, a entidade acumula quase 100 milhões de reais em direitos dos trabalhadores recuperados.
Aliás, o chamado Processo do Sabão é mais uma conquista pioneira do Sindicato METABASE, que colocará no bolso dos trabalhadores mais de 13 milhões de reais, além do valor mensal que todos já estão recebendo na folha de pagamento.
É por conta dessa reputação, bem como em respeito aos trabalhadores representados, que a entidade não pode ignorar postagem completamente inverídica feita pelo referido blog, sem ao menos consultar o Sindicato antes da publicação.
O fato é que o acordo no Processo do Sabão, após autorização da assembleia dos trabalhadores e adesão dos interessados, foi submetido à avaliação e homologação judicial.
Essa é uma medida exigida por lei em todos os acordos judiciais. E os trabalhadores da MOSAIC, que já foram beneficiados em outros tantos processos, sabem.
Tanto é verdade que cada trabalhador que adere ao acordo assina termo onde é alertado expressamente que o pagamento depende das formalidades de homologação judicial, depósito judicial da quantia e liberação pela Justiça dos valores depositados.
Nesse sentido, apesar de acompanhar de perto e cobrar a maior agilidade possível, o procedimento de homologação depende das burocracias internas de cada juiz e órgão responsável. O Sindicato METABASE não tem controle sobre isso !
No caso desse acordo, a homologação judicial coube ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que, pela demanda nacional de processos, naturalmente demora mais para realizar as avaliações pertinentes.
Assim, refuta-se veementemente a informação incorreta de que o pagamento deveria ter ocorrido no mês de março e que haveria algum atraso nesse pagamento.
Também refuta a afirmação leviana de que os “trabalhadores aguardam um posicionamento claro do Sindicato Metabase de Catalão em relação ao atraso no recebimento de seus direitos trabalhistas”.
Ora, durante esse tempo, o Sindicato fez diversos comunicados à categoria, esteve presente semanalmente na porta da empresa MOSAIC, promoveu lives e podcasts, todos com o intuito de informar o andamento do acordo.
Então, a tentativa vil de descredibilizar o Sindicato METABASE esbarra na própria realidade. Os trabalhadores sabem com detalhes o andamento do processo.
O próprio “Blog Diante do Fato”, se tivesse a responsabilidade exigida pela ética do jornalismo e consultado o Sindicato METABASE antes da publicação, saberia que o acordo foi recentemente homologado pelo TST, com decisão publicada dia 12/06/2024.
Pior: o blog sequer consultou o próprio processo que é público.
Assim, o “Blog Diante do Fato” não teve “pronunciamento oficial” da entidade porque falhou na tarefa mais básica do jornalismo que é a consulta e checagem da informação. Ao invés de contribuir com a boa e correta informação, preferiu divulgar fake news.
Por fim, o Sindicato METABASE aproveita a oportunidade para, também através dessa nota, informar os trabalhadores beneficiados pelo Processo do Sabão da MOSAIC que agora aguarda depósito judicial da empresa, que está ainda no prazo estabelecido, e depois a liberação da quantia pela Justiça para realizar os pagamentos.
O Sindicato METABASE continua a trabalhar com seriedade e efetividade na defesa de todos os trabalhadores representados.