Previsão do mercado para crescimento da economia fica abaixo de 2% pela 1ª vez no ano

images

Analistas reduzem estimativa de 2,01% para 1,9% para 2012. Trata-se da 10ª queda seguida

Os analistas de mercado ouvidos toda semana pelo Banco Central indicaram que o crescimento da economia brasileira será de 1,9% em 2012. É a primeira vez no ano que a projeção fica abaixo do nível de 2%. Esta foi a 10ª queda seguida da estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2012, segundo o boletim Focus divultado nesta segunda-feira (16).

A produção da indústria, um dos principais motores para o crescimento econômico, deverá aumentar 0,09% em 2012. Trata-se da sétima queda consecutiva do indicador no relatório de mercado.

Outro indicador fundamental para o bom resultado do PIB, a balança comercial, que á diferença entre o que o País vende e compra do exterior, deverá somar US$ 18,04 bilhões em 2012 — a terceira queda semanal consecutiva da estimativa.

Até a previsão para a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), piorou. O indicador de preços usado pelo governo deverá encerrar o ano em 4,87%, contra 4,85% previstos na semana passada.

A meta do governo para a inflação é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que o indicador de preços poderá marcar 2,5% ou até 6,5% que, mesmo assim, estará dentro do planejamento do governo.

A taxa básica de juros, a Selic, deverá encerrar o ano em 7,5% ao ano. Atualmente, a taxa básica de juros está em 8% ano, depois da redução divulgada pelo Copom (Comitê de Política Econômica) do Banco Central na semana passada.